Nesta quinta-feira, dia 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão, uma equipe multidisciplinar composta por profissionais e acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, odontologia, farmácia e educação física realiza a campanha “Menos Pressão”. O objetivo é dar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão. A ação será realizada na Praça da Estação de Juiz de Fora, das 8h às 16h, e a expectativa é que cerca de mil pessoas sejam atendidas no local.
Na praça, será montada uma tenda com 72 metros quadrados onde os profissionais vão aferir pressão arterial, calcular índice de massa corpórea (IMC) e dar orientações sobre saúde bucal, medicação correta, alimentação ideal, estresse, direitos sociais e práticas de atividades físicas. Além disso, vão distribuir material educativo sobre a doença e frutas.
Os médicos alertam sobre a necessidade da população se conscientizar que a hipertensão é uma doença silenciosa e atinge cerca de 30% dos brasileiros me idade adulta. As consequências podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
Dados do Ministérios da Saúde apontam que a doença atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal.
O evento está sendo realizado pela Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen, Centrotem e Hiperdia de Atenção Secundária em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Juiz de Fora, com o apoio da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora e patrocínio da Unimed Juiz de Fora.http://www.ufjf.br/secom/2012/04/25/dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-e-lembrado-com-campanha/
Nenhum comentário:
Postar um comentário